Basicamente, a poluição do mar é resultado das mesmas ações geradoras da poluição da água. Existe, porém, uma diferença. O mar constantemente corre riscos de acidentes com navios petroleiros, que cruzam os oceanos diariamente e em grande quantidade
O derramamento de petróleo nas águas do mar causa enormes desequilíbrios nas regiões afetadas. O petróleo flutuando não permite que a luz do Sol penetre na água, inviabilizando o processo de fotossíntese da vegetação aquática. Sem oxigênio e alimento, a morte dos peixes, em grande escala, é inevitável. Aqueles que chegam à superfície ficam impregnados de óleo e morrem por asfixia.
As aves que se alimentam de peixe também acabam morrendo ou acabam contaminando os demais animais da sua cadeia alimentar. Suas penas, que servem para manter o corpo aquecido nas épocas de frio, criando uma espécie de 'colchão' de ar quente quando arrepiadas, com o óleo perdem essa função, causando-lhes a morte pelo frio.
Poluição nos mares
Poluição altera equilíbrio dos mares:
No dia 20 de abril, uma plataforma de petróleo no Golfo do México explodiu, matando onze pessoas e causando um dos maiores desastres ambientais dos últimos anos. Cerca de um milhão de litros de petróleo passaram a vazar diariamente do poço, localizado a 1.500 metros de profundidade. Em poucos dias, o óleo atingiu a costa americana, matando animais, paralisando a pesca e destruindo ecossistemas.
O derramamento de petróleo é uma das principais causas da poluição marinha, problema que preocupa ambientalistas e autoridades. Não é para menos: 50% da população do planeta concentra-se em cidades costeiras ou em áreas próximas. O descarte de esgotos domésticos e industriais, materiais radioativos, metais pesados e compostos organoclorados, presentes em pesticidas, completam o rol das maiores ameaças à qualidade das águas marinhas.
A poluição marinha acontece devido a poluentes que chegam nessas águas através de esgoto doméstico, lixo sólido, lixo industrial entre outros poluentes. Pesquisas relataram que a quantidade de lixo que se acumula nas águas dos oceanos chega a mais de quatorze bulhões de toneladas anualmente.
A poluição afeta a vida marinhas, animais marinhos sãos afetados pela poluição do homem.
os peixes são os primeiros a sentir os efeitos da degradação da poluição e morrem.
não é só animais marinhos que sofrem com essa poluição as aves também,assim como as tartarugas marinhas que é o mair exemplo de caso de mortes.
as tartarugas se alimentam de água viva, e acaba confundindo com sacos plásticos e comem e cabam morrendo.
Tudo esta sendo afetado não só a vida marinha , mas também a nossas vidas doenças que afeta a população
o desequlibrio entre o nosso meio ambiente e o nosso bem estar .
preserva para que gerações futuras possa olhar admirar a natureza marinha e terrestre.conservação dafauna marinha.
o nosso planeta precisa de proteção então vamos fazer nossa parte!
um mundo melhor com o meio ambiente preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário